Segurança em servidores Linux!
A segurança em servidores Linux ou ambientes mistos é algo fundamental para que uma empresa possa enfocar seus procedimentos na gestão de lucros e custos que é o mais importante para suas atividades.
Sem segurança nos servidores a empresa fica exposta a vírus, perda de dados, ataques e outras ações que podem fazer com que seu objetivo não seja alcançado, despender tempo para essas correções elevam o custo das operações da empresa.
Todo o processo de diagnóstico e execução dos protocolos de segurança em servidores é chamado hardening.
O hardening em servidores na gestão de recursos humanos
Algumas questões do hardening relativas à segurança dos servidores Linux em sua empresa podem ser resolvidas através de procedimentos de gestão de protocolos alinhados com recursos humanos definidos conjuntamente à área de TI:
- Criação de senhas fortes, hoje já existe a possibilidade de gerar senhas fortes automaticamente;
- As senhas devem ser guardadas em locais seguros, nunca anotada em papéis, existem várias ferramentas que cifram as senhas e só podem ser acessadas com uma senha-mestra;
- Todos os usuários devem ter um login de acesso próprio, mesmo que algumas tarefas sejam realizadas por vários profissionais, é mais seguro criar grupos que tenham acessos para determinadas funções.
Como proceder para que a segurança em servidores Linux seja efetiva
Apesar de estes procedimentos poderem ser elaborados dentro de procedimentos e protocolos de gestão em recursos humanos, isto não tira a necessidade de outros processos a serem realizados pela área de TI.
Algumas empresas, infelizmente, desconsideram o hardening e o cuidado com seus servidores, sejam eles Linux, mistos ou de outros sistemas operacionais.
No Linux, a execução do hardening é facilitada, pois os servidores são programados com código aberto e a segurança é multiplataforma, não sendo necessários procedimentos específicos para cada sistema, software e hardware.
Para tanto, você necessitará contratar profissionais especializados em segurança em ambientes Linux ou ambientes mistos.
Outra possibilidade é que sua equipe passe por um processo formativo em hardening, nos casos em que a empresa tenha uma estrutura mais enxuta o é ideal é que uma única pessoa administre a rede.
Obviamente, que em empresas de médio e grande porte torna-se impossível que uma única pessoa realize todos os procedimentos de segurança, mas o mais indicado é que funções e tarefas sejam bem definidas e cada pessoa tenha um login de acesso próprio.
O hardening para a segurança dos servidores Linux previne muitas ações, ataques ou até mesmo desatualizações de softwares que poderiam gerar um grande ônus para sua empresa e levar muito tempo para o foco de atuação da empresa volte a ser o principal.
Ter um hardening bem elaborado e executado previamente em sua empresa também facilita sanar eventuais problemas que possam vir a aparecer mesmo com os procedimentos realizados, porque é sabido que não há um ambiente virtual completamente seguro.
A ação prévia ajuda inclusive a identificar o que deve ser trabalhado para restaurar a segurança e solucionar eventuais danos e a empresa poder trabalhar enfocada em seu setor de atuação sem grandes preocupações com seus servidores.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
Hardening, segurança, servidores