Imagem de mulher e equipe atendendo clientes via Helpdesk

Domine seu HelpDesk de TI

Dominar o seu HelpDesk é muito importante para aumentar suas vendas e contratos e a satisfação do cliente. Veja como fazer utilizando GLPI!

O HelpDesk é uma ferramenta destinada ao atendimento dos clientes quanto às dúvidas, problemas ou dificuldades relacionadas a um produto ou serviço. Dessa maneira, ela é essencial ao TI, que deve saber organizá-la para tirar o máximo proveito desse tipo de instrumento.

Além disso, existem outras ferramentas como a GLPI que podem auxiliar na gestão do seu balcão de atendimentos online e garantir, assim, bons retornos à sua empresa.

Portanto, continue lendo para entender como o atendimento e a gestão dele podem ser otimizados por meio da correta utilização das ferramentas disponibilizadas para tal.

HelpDesk para TI: Organização é indispensável

Não raro os consumidores que têm interesse em um produto ou já o adquiriram se deparam com dúvidas quanto ao funcionamento ou mesmo erros e problemas na utilização.

Isso ocorre também com as ferramentas tecnológicas que incluem tanto os equipamentos quanto a conexão com a internet, por exemplo. Para tanto, é necessária a assistência de equipes e profissionais de TI que possam auxiliar na solução.

Para isso, devem ser abertas chamadas de solicitação de atendimento. O HelpDesk inclui o atendimento por chat online, telefone, aplicativos, e-mails e outras formas diversas.

Contudo, para que ele alcance a devida produtividade e garanta a satisfação do consumidor é preciso que o atendimento seja devidamente organizado. Isso evita, portanto, retrabalhos em que as demandas já atendidas permanecem em aberto.

Outros cenários em que a organização se mostra relevante se referem à fila de espera, ao número de profissionais do TI que são disponibilizados ao atendimento e à gravidade e urgência da necessidade do cliente.

Portanto, seja a demanda originada pelo pré-atendimento ou pós-atendimento, ela será classificada pelo sistema e direcionada ao profissional disponível, caso isso for necessário.

Além disso, quando se utiliza uma ferramenta de organização do HelpDesk é permitido aos operadores colher documentos e informações maiores de forma prévia. Também, torna-se possível acompanhar a criação do chamado, seu desenvolvimento e efetiva resolução.

GLPI: Conheça ferramenta gratuita para HelpDesk

Uma das melhores e mais vantajosas ferramentas que podem ser utilizadas para garantir a melhoria do atendimento do TI é a GLPI.

Essa é a sigla para o nome francês “Gestionnaire Libre de Parc Informatique”, correspondente a um software de código aberto que pode impactar positivamente não só seu atendimento ao consumidor, mas também a realização de um inventário de TI.

Além disso, ela é totalmente gratuita e permite que sejam feitas melhorias ou customizações pelo usuário, uma vez que seu código é aberto.

Com ela é permitido realizar a gestão de atendimentos e de projetos, assim como a administração financeira e administrativa de TI. Portanto, ela é muito completa e pode auxiliar de sobremaneira os profissionais da área de tecnologia da informação.

Portanto, considere utilizar o GLPI para HelpDesk para melhorar a qualidade do seu atendimento e a gestão do TI, proporcionando seu desenvolvimento e estabelecimento no mercado. Com ele é possível melhorar a produção de suas equipes na medida em que tarefas são previamente organizadas e automatizadas em parte.

GLPI, helpdesk, tecnologia, tecnologia da informação