Segurança em servidores Linux!

segurança em servidores Linux ou ambientes mistos é algo fundamental para que uma empresa possa enfocar seus procedimentos na gestão de lucros e custos que é o mais importante para suas atividades.

Sem segurança nos servidores a empresa fica exposta a vírus, perda de dados, ataques e outras ações que podem fazer com que seu objetivo não seja alcançado, despender tempo para essas correções elevam o custo das operações da empresa.

Todo o processo de diagnóstico e execução dos protocolos de segurança em servidores é chamado hardening.

Continue lendo

Gerência Eletrônica de Documentos com Alfresco!

Alfresco é um software para gestão de documentos opensource, ou seja, de código aberto, muitas vezes vamos encontrar o software com a sigla GED (Gestão Eletrônica de Documentos).

Por ser um software de código aberto, o Alfresco permite que a GED seja efetivada criando novas funcionalidades e funciona em qualquer sistema operacional.

O sistema GED do Alfresco possibilita capturar, buscar, armazenar documentos e trabalhar nestes de forma colaborativa entre vários usuários simultaneamente.

Além das funcionalidades com documentos, o Alfresco também gerencia fluxos de trabalho e páginas web que podem ser compartilhadas para trabalho em equipe.

Como são vários os softwares para GED, vamos entender agora porque o Alfresco é uma das melhores opções do mercado.

Continue lendo

Tenha seu servidor de e-mail com Zimbra!

Zimbra é uma solução completa de servidor para e-mail coorporativo muito eficiente, alguns especialistas costumam dizer que o Zimbra tem uma interface tão ágil quanto o Yahoo e Outlook em conjunto com um dashboard tão agradável e fácil de operar como o Gmail.

Dentro do ambiente do servidor Zimbra para e-mail há muitas funções, todas conectadas entre si, podendo trabalhar simultaneamente com a migração de dados e informações entre:

  •  E-mails;
  •  Calendários;
  •  Contatos; 
  •  Tarefas.

Até este ponto há mais servidores de e-mail que também oferecem estas funcionalidades. 

Mas, o Zimbra tem a vantagem de ser multiplataforma e ter a capacidade de fazer a “interface” entre servidores de e-mails ou de outras funções mesmo que estes estejam em diferentes plataformas e servidores, além disto, mesmo na versão opensource, já disponibiliza estas funcionalidades.

Zimbra está disponível em versões:

  •  Com módulo de integração Outlook (podendo fazer a integração de várias caixas de e-mail Outllook, com transferência dos dados de contatos, calendários e tarefas, conforme a configuração que você deseje e seja melhor para sua empresa);
  •  Para desktop (que pode ser instalada nos principais sistemas operativos, incluindo Linux, Windows e Mac, e pode trabalhar off-line);
  •  Para celulares (suporta sistemas Windows, Android e iOS, além de ter disponível um conector para Blackberry).

O administrador do seu servidor de e-mail Zimbra pode também habilitar determinadas funções e realizar o bloqueio dos dispositivos móveis.

Além do uso multiplataforma, vamos entender agora quais são as outras vantagens e os benefícios de usar o Zimbra como servidor de e-mail para sua empresa.

Continue lendo

Organize-se com OpenLDAP!

OpenLDAP é um protocolo utilizado para executar determinadas funções através de um diretório, administrando tanto permissões dos profissionais de sua empresa quanto de estações de trabalho entre os seus clientes e seus servidores.

Até este ponto, as funções realizadas no diretório para que estes comandos sejam realizadas é muito similar a de outros LDAP, então primeiro vamos entender o que é um LDAP para em seguida entender as vantagens do OpenLDAP.

Estes protocolos são nomeados por sua sigla LDAP vem do inglês Lightweight Directory Acces Protocol, que em português seria Protocolo Rápido de Acesso ao Diretório.

Ou seja, é um protocolo padrão criado para perfis de usuários, profissionais de TI, clientes ou outras funções administrativas que permitem criar quais são as permissões de acesso de cada um destes envolvidos em sua rede ou de cada grupo.

A principal utilidade de um diretório LDAP é ser utilizado como um servidor de autenticações para acessar:

  •  Um determinado hardware;
  •  Um determinado software;
  •  Um servidor FLIP;
  •  Servidores de correio eletrônico.

O leque de acessos que pode ser criado em um diretório LDAP é bastante extenso, dentre eles poderíamos citar praticamente todos os procedimentos internos e externos de uma empresa.

Os acessos podem ser personalizados em grupos de pessoas, de funções ou de grupos de hardwares e softwares conforme a necessidade de sua empresa.

Agora, vamos entender porque citei o OpenLDAP, mesmo havendo outras opções de diretórios para o desenvolvimento destes protocolos.

Continue lendo

Trabalhe de maneira facilitada com containers!

Os containers são compartimentos que funcionam como se fossem gavetas que ficam rodando acima do seu sistema operacional, isto é sabido por grande parte dos profissionais de TI.

Mas, muitas vezes, há quedas destes containers e neste momento que entra o kubernetes, quando este processo fica mais complexo.

Através dos kubernetes e seu desenvolvimento através de devops todo o trabalho com containers pode ser simplificado, otimizando custos, mão-de-obra e a necessidade de hardwares de grande porte.

Então, aqui vamos entender o que são os kubernetes e como eles são operados por meio de devops.

Continue lendo

Construa seu datacenter com OpenStack!

Construir seu Datacenter com OpenStack através de Cloud Computing é uma tendência que muitas empresas vem utilizando e que contribui para a redução de custos.

Isto porque não se faz necessário uma grande quantidade de hardwares como os antigos Datacenters e que gerava alto custo e contratos de longo prazo.

Datacenter atualmente já é uma realidade para praticamente todas as empresas que utilizam a internet, mas a infraestrutura é algo que demanda tempo após todo o processo de programação ser realizada.

Com o OpenStack, este tempo é muito menor, reduzindo custos e com processos tão seguros para realizar seu Datacenter como qualquer outro procedimento que seja feito.

Vamos entender porque dentre as várias opções de Datacenter, o OpenStack é utilizado por muitas empresas.

Continue lendo

  • 1
  • 2
LPI-TrainingPartner_SILVER

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@incompany.escolalinux.com.br

Agencia de Crescimento