Organize-se com OpenLDAP!
O OpenLDAP é um protocolo utilizado para executar determinadas funções através de um diretório, administrando tanto permissões dos profissionais de sua empresa quanto de estações de trabalho entre os seus clientes e seus servidores.
Até este ponto, as funções realizadas no diretório para que estes comandos sejam realizadas é muito similar a de outros LDAP, então primeiro vamos entender o que é um LDAP para em seguida entender as vantagens do OpenLDAP.
Estes protocolos são nomeados por sua sigla LDAP vem do inglês Lightweight Directory Acces Protocol, que em português seria Protocolo Rápido de Acesso ao Diretório.
Ou seja, é um protocolo padrão criado para perfis de usuários, profissionais de TI, clientes ou outras funções administrativas que permitem criar quais são as permissões de acesso de cada um destes envolvidos em sua rede ou de cada grupo.
A principal utilidade de um diretório LDAP é ser utilizado como um servidor de autenticações para acessar:
- Um determinado hardware;
- Um determinado software;
- Um servidor FLIP;
- Servidores de correio eletrônico.
O leque de acessos que pode ser criado em um diretório LDAP é bastante extenso, dentre eles poderíamos citar praticamente todos os procedimentos internos e externos de uma empresa.
Os acessos podem ser personalizados em grupos de pessoas, de funções ou de grupos de hardwares e softwares conforme a necessidade de sua empresa.
Agora, vamos entender porque citei o OpenLDAP, mesmo havendo outras opções de diretórios para o desenvolvimento destes protocolos.
Vantagens do OpenLDAP
Dentre as vantagens do OpenLDAP estão:
- O fato de ser multiplataforma, ou seja, opera tanto em sistemas Linux, quanto em outros sistemas operativos;
- A licença é livre;
- Baixo custo de implementação.
Para que o procedimento seja realmente eficaz é interessante que a equipe de TI passe por um processo formativo para a compreensão de como pode ser realizado o protocolo e que cada função esteja autorizada para o que seja necessário para sua empresa.
É comum que profissionais com conhecimento básico de como operar o diretório OpenLDAP tentem fazer manualmente os protocolos de licença para acessar os dados, levando muito tempo para que a tarefa seja concluída.
Este tipo de trabalho acaba gerando um custo alto em recursos humanos, além da menor agilidade nos processos e também é mais suscetível a falhas ao desenvolver cada uma das permissões e dos controles de acessos do que se realizado com o OpenLDAP.
Implantação do OpenLDAP
Existe a possibilidade de configurar para que o diretório funcione de maneira agrupada ou individual dependendo do acesso que a empresa vá disponibilizar para os profissionais ou para os clientes de sua empresa.
E é neste ponto que está a maior vantagem do OpenLDAP, além disto, o custo com a formação é relativamente baixo se o comparamos com a segurança e agilidade providas pelo OpenLDAP bem implementado.
Com uma programação bem executada em acordo com o perfil de cada um dos que tenham acesso ao diretório, ou mesmo de cada grupo, não há necessidade de criação perfil por perfil, mas sim por padrões de perfis.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
diretórios, OpenLDAP, organização