Trabalhe de maneira facilitada com containers!

Os containers são compartimentos que funcionam como se fossem gavetas que ficam rodando acima do seu sistema operacional, isto é sabido por grande parte dos profissionais de TI.

Mas, muitas vezes, há quedas destes containers e neste momento que entra o kubernetes, quando este processo fica mais complexo.

Através dos kubernetes e seu desenvolvimento através de devops todo o trabalho com containers pode ser simplificado, otimizando custos, mão-de-obra e a necessidade de hardwares de grande porte.

Então, aqui vamos entender o que são os kubernetes e como eles são operados por meio de devops.

O que são os kubernetes?

kubernetes é um software de código aberto que controla a forma e o lugar onde estes containers são executados e normalmente é utilizado para gerenciar ou enviar aplicações para a nuvem e para a implantação e gerenciamento de aplicações em microsserviços.

Com os procedimentos realizados no Kubernetes, o sistema tem mais flexibilidade para apagar ou criar novos containers e as unidades que se formam podem ser escalonadas de forma que otimize o trabalho de sua empresa, estes códigos são particulares do Kubernetes.

Ou seja, o Kubernetes possibilita a implementação em containers de forma:

•  Escalonável;
  •  Extensível;
  •  Sem espaço físico ampliado;
  •  Com menor número de pessoas nos recursos humanos.

Para que o gerenciamento de containers seja feito de forma efetiva com a eliminação das tarefas que em alguns sistemas são feitas manualmente é importante trabalhar com o kubernetes, na implantação de aplicações, softwares e outras programações no ambiente da empresa com o suporte dos chamados devops.

O que são os devops?

A implantação no Kubernetes depende da criação de DevOps  (do inglês Development – desenvolvimento e Operations – operações) que gerenciam e acionam as atividades de construção, entrega e implantação de maneira integrada.

Basicamente são seis DevOps que possibilitam um intercâmbio de informações entre a área de desenvolvimento e a área de implantação em TI.

•  IDE Container Support;
  •  Source code repository;
  •  Registry Supporting Helm;
  •  CI/CD;
  •  Monitoring;
  •  Microservice debugging.

Ao por uma aplicação em teste, por exemplo, o comando (Source Code) vai realizando o teste para a entrega desta aplicação, simultaneamente o comando DevOps para monitoramento vai testando acesso, ou seja, todos os processos se integram e vão sendo realizados ao mesmo tempo, agilizando o processo de implementação.

O CI/CD é um dos comandos mais importantes se podemos dizer que há um mais importante que outro, é que através deste comando é que o DevOps responsável por criar novos pods no seu Kubernetes, sempre ficando dentro de um mesmo cluster.

Porque é uma excelente escolha trabalhar com kubernetes com devops?

Aliando o Kubertenes através de DevOps você deve ter notado, por estes breves exemplos, que a diminuição do tempo do processo é substancial.

Pode ser necessário formar a equipe de TI de sua empresa para que estes procedimentos estejam alinhados com suas necessidades, mesmo com isto parecendo envolver um custo maior, a realidade não é esta.

O que normalmente acontece é que o custo de formação é diluído muito rapidamente, isto se dá porque o aumento produtivo do setor de TI operando com Kubernetes através de DevOps tem as tarefas executadas com mais precisão e agilidade, podendo ampliar o número de procedimentos que a equipe de TI execute.

GUIA RÁPIDO DE COMANDOS DO VIM
CURSO IN COMPANY DEVOPS COM KUBERNETES
Paulo Oliveira
Últimos posts por Paulo Oliveira (exibir todos)

containers, devops, kubernetes

Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

LPI-TrainingPartner_SILVER