homem de gravata mexe em notebook em frente ao servidor

Inventário de TI com OCS

Um inventário de TI é muito importante para ter controle e gestão sobre seus equipamentos e ferramentas e é possível fazê-lo gratuitamente com OCS! Veja.

O correto funcionamento de uma empresa depende do controle que ela tem sobre os seus equipamentos tecnológicos e softwares. Isso é possibilitado por meio do desenvolvimento de um inventário de TI que, inclusive, pode ser facilitado com ferramentas gratuitas como o OCS.

Abaixo, confira tudo sobre a importância de realizar esse tipo de inventário e controle sobre suas ferramentas e como aplicar o OCS para essa tarefa.

Inventário de TI: O que é e para o que serve?

Fazer um inventário corresponde à documentação das posses e propriedades. Quando essa noção é relacionada ao TI, ela se refere à listagem e controle de todos os equipamentos tecnológicos e os softwares que são utilizados neles.

Para tanto, são consideradas as datas de validade, a periodicidade das manutenções, os problemas já enfrentados e as soluções encontradas, o número de equipamentos que se valem de certos programas, entre outros.

Isso permite, portanto, a real gestão sobre o TI e o efetivo conhecimento e controle de todas as ferramentas à disposição do setor, seja ele referente a uma única empresa ou responsável por prestar serviços a terceiros. Afinal, não é possível gerir sem que haja conhecimento sobre o que está, exatamente, sendo gerido.

Sendo tão importante a realização do inventário de TI para a garantia do sucesso e do verdadeiro controle sobre os equipamentos, existem algumas ferramentas tecnológicas que auxiliam de sobremaneira na realização dessa listagem.

Dentre elas existem algumas que são oferecidas gratuitamente, como é o caso do OCS. Continue lendo para entender como ele funciona e sua importância para o gerenciamento dos departamentos de tecnologia da informação.

OCS: Ferramenta permite gestão e inventário de TI

OCS é a sigla correspondente a Open Computer and Software Inventory Next Generation. Ou seja, é um software de código aberto que permite que os usuários façam modificações conforme suas necessidades.

Conforme brevemente apontado, o OCS para inventário de TI é oferecido gratuitamente. Ele deve ser instalado em conjunto com outras ferramentas como a GLPI no formato de plugin. Dessa maneira, ele passa a atuar de forma a integrar os serviços e obter informações relevantes sobre eles para a realização da devida documentação de dados.

Além disso, o OCS permite é capaz de registrar a versão dos sistemas operacionais utilizados, os números das séries dos equipamentos utilizados e identificar o modelo e as características dos componentes de hardware utilizados pelo TI. Outro ponto interessante é que ele também pode identificar quais e quantos são os softwares instalados e a versão deles.

Algumas informações, porém, deverão ser cadastradas manualmente. Isso, contudo, é um problema que é apresentado pela maioria das ferramentas de gestão de dados, mesmo por aquelas que são pagas. Nesse cenário, então, o OCS é uma das melhores opções.

O inventário de TI, assim, pode ser feito de uma maneira muito mais fácil e organizada, sendo capaz de organizar a classificar dados importantes e permitir uma visão geral muito mais ampla sobre o cenário apresentado.

inventário de ti, ocs, open computer and software inventary Next Generation, tecnologia da informação