homem monitorando tela do computador

Como monitorar sua rede com o Nagios?

O monitoramento de rede contínuo é um processo muito importante para detectar, reportar e responder aos incidentes que podem acontecer na sua infraestrutura. A partir da instalação no Nagios no servidor, é possível utilizar a função de monitoramento contínuo.

Onde todo o processo está focado no cuidado com a infraestrutura, e responder aos incidentes da forma mais adequada. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta.

O que é a ferramenta Nagios?

O Nagio é uma ferramenta de software livre de uso gratuito para monitoramento contínuo. Ele ajuda você a monitorar o sistema, a rede e a infraestrutura. É usado para monitoramento contínuo de sistemas, aplicativos, serviços e processos de negócios em uma cultura DevOps.

O Nagios executa plug-ins armazenados no mesmo servidor. Seu plugin se conecta a um host ou outro servidor na sua rede ou na Internet. Portanto, em caso de falha do Nagios core pode alertar a equipe técnica sobre os problemas. Para isso, sua equipe técnica realiza o processo de recuperação antes da paralisação dos processos de negócios.

Quais as aplicações da ferramenta Nagios?

Existem diversas aplicações para a ferramenta Nagios no monitoramento contínuo de redes. Mas é possível citar algumas, que por sinal, são as principais aplicações.

Detecção e soluções de problemas no servidor ou na rede

Caso a sua rede esteja passando por alguma instabilidade, algum tipo de falha ou tentativa de invasão, o Nagios fará detecção do que está acontecendo, quais os problemas que foram encontrados, a partir de uma análise de causa raiz do problema, de forma que seja possível encontrar uma solução permanente para que esse problema não volte mais a ocorrer.

Monitoramento ativo da infraestrutura de rede e workflows de negócios

Com o Nagios, toda a rede passa por um monitoramento ativo de toda a infraestrutura de redes, e dos workflows de negócios, permitindo que seja monitorados e solucionados possíveis problemas no desempenho do servidor.

Planejamentos de atualizações de infraestrutura

Auxilia no planejamento das atualizações que são necessárias para evitar falhas, devido a desatualizações. Dessa forma, é possível manter a segurança e também a disponibilidade dos serviços.

Correção de problemas

Com o Nagios, é possível atuar automaticamente em casos de situações de crise, onde não seja possível intervenção humana e/ou de forma imediata.

Quais são as vantagens da ferramenta Nagios?

A ferramenta Nagios possui diversas vantagens, como:

• Relativamente escalável, gerenciável e seguro

• Bom sistema de registro e banco de dados

• Interfaces da web informativas e atraentes

• Enviar alertas automaticamente se a condição mudar

• Utiliza topologia para determinar dependências

• Monitore serviços de rede como HTTP, SMTP, HTTP, SNMP, FTP, SSH, POP, etc.

• Ajuda a definir a hierarquia de host de rede usando hosts pais

• Capacidade de definir manipuladores de eventos que são executados durante eventos de serviço ou host para resolução proativa de problemas

• Suporte para implementação de hosts de monitoramento redundantes

Se os serviços estiverem funcionando bem, não há necessidade de verificar se o host está ativo. Você pode monitorar todo o processo de negócios e infraestrutura de TI com uma única passagem. A arquitetura do produto é fácil de escrever novos plug-ins no idioma de sua escolha

O Nagios permite que você leia sua configuração de um diretório inteiro que ajuda você a decidir como definir arquivos individuais.

Sendo assim, é possível perceber que o Nagios é uma ferramenta completa para o monitoramento contínuo da sua rede!

ferramenta nagios, monitorar rede, nagios, nagios para monitorar rede, rede, tecnologia, tecnologia da informação