Construa seu datacenter com OpenStack!
Construir seu Datacenter com OpenStack através de Cloud Computing é uma tendência que muitas empresas vem utilizando e que contribui para a redução de custos.
Isto porque não se faz necessário uma grande quantidade de hardwares como os antigos Datacenters e que gerava alto custo e contratos de longo prazo.
O Datacenter atualmente já é uma realidade para praticamente todas as empresas que utilizam a internet, mas a infraestrutura é algo que demanda tempo após todo o processo de programação ser realizada.
Com o OpenStack, este tempo é muito menor, reduzindo custos e com processos tão seguros para realizar seu Datacenter como qualquer outro procedimento que seja feito.
Vamos entender porque dentre as várias opções de Datacenter, o OpenStack é utilizado por muitas empresas.
Funcionalidades do OpenStack
O sistema operacional de nuvem do OpenStack carrega as informações de forma muito rápida, pois:
- Tem uma rede necessária para que as vms tenham conectividade, controlando o que será processado, o que normalmente não acontece com alguns sistemas abertos que permitem que a criação de uma aplicação, fique disponível para toda a internet gerando menos segurança e controle;
- Possui recursos de armazenamento temporário ou permanente para manter os dados em volumes separados;
- Inclusive para as empresas que tem sede em diferentes lugares, há como criar templates específicos de vms ou containers;
- Estas divisões podem ser feitas geograficamente, por setor ou outras divisões que seja interessante você ter em sua empresa.
Além destes aspectos que contribuem para redução de custo e maior agilidade nos procedimentos, o gerenciamento do seu Datacenter com o OpenStack permite que você realize:
- Gestão completa com log centralizado;
- Gerenciamento de custos e;
- Gerenciamento de governança.
O passo-a-passo da execução do Datacenter com o OpenStack
O OpenStack também mede e monitora as instâncias automaticamente distribuindo a carga que cada um dos servidores tem, além disto, também oferece integração com ferramentas de automação.
Desde o próprio computador é possível ir realizando:
- A criação ou alteração de uma aplicação;
- Preparar um novo código;
- Compilar uma nova aplicação;
- Executar testes para identificar se o código alterado vai “rodar” perfeitamente na aplicação.
Este processo é chamado de Continuous Integration, esta parte a maioria das empresas realiza, mas o que vem cada vez sendo mais útil é o processo que chamamos de Continuous Delivery e ele é realizado quando o Datacenter de sua empresa é executado através do OpenStack.
O Continuous Delivery depende uma infraestrutura para “entregar” a aplicação que depende de várias áreas para que esta infraestrutura seja criada, o que pode demorar que o processo seja concluído.
O que o OpenStack realiza é utilizar os mesmos códigos utilizados para a criação e também para a infraestrutura, com isto o que podia demorar semanas realizando o Datacenter com outros softwares, é concluído em minutos com o OpenStack.
Enfim, realizar o Datacenter com o OpenStack tem custo baixo, sendo necessária apenas formações para compreender todas suas funcionalidades e poder aproveitar sua agilidade ao máximo.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020