Certifique-se com a LPIC!
Para o reconhecimento do trabalho em Linux, a certificação mais validada pelo mercado de trabalho, inclusive fora do Brasil é a certificação LPIC.
A certificação LPIC não é uma única certificação, sendo dividida em:
- LPIC 1;
- LPIC 2;
- LPIC 3.
Além da certificação LPIC, há algumas outras certificações para Linux, uma das mais interessantes é a “Essentials” que tem uma prova com quarenta questões e pode ser realizada em até uma hora.
A certificação LPI Essentials não tem data de expiração, ou seja, sua certificação é permanente e definitiva, certificando certifica se o profissional está apto para trabalhar em ambientes Linux.
Agora, vamos entender as certificações LPIC, que são as que mais diferenciam os profissionais.
A certificação LPIC – primeiros passos
A LPIC 1 é a certificação que tem mais visibilidade no mercado, seria como uma certificação para administrador de redes Linux, esta certificação é tão reconhecida pois prova se você é capaz de realizar tarefas de manutenção e comandos de instalações, além de realizar o Troubleshoot (resolução de problemas em ambientes Linux).
Para certificação LPIC é necessário que você tire realiza as provas LPI 101 e a LPI 102, atualmente as provas do LPIC 1 são as únicas oferecidas em português dentre todas as certificações LPIC.
Cada uma das provas consta de 40 quarenta questões e você tem até uma hora para realizar por isto, é importante estar bem preparado. Todas as certificações LPIC tem validade de cinco anos, isto por causa dos aprimoramentos que o Linux vai passando de tempos em tempos.
Aprimorando a sua certificação LPIC
LPIC 2
Apesar de a LPIC 2 ter um nível mais especializado de conhecimento e manejo em Linux, e necessitar que você tenha a certificação LPIC 1 para estar válida, você pode realizar as provas em qualquer ordem.
Esta certificação valida que você tem capacidade de administrar redes mistas de pequeno e médio porte. O processo tem duas provas, a LPI 201 e LPI 202 com sessenta questões cada e duração de até 90 minutos cada.
São poucas as pessoas que tem esta certificação e muitas vezes o profissional se aprimora a trabalhar no Linux, mas não tem a certificação, mas ela é importante caso você queira buscar novas oportunidades no mercado de trabalho tanto no Brasil quanto em outros países.
LPIC 3
A LPIC 3 se divide em 3 tipos, diferentes da certificação LPIC 1 e LPIC 2 não são concomitantes, ou seja, são certificações distintas e não um conjunto de certificações que formam a LPIC 3, vejamos quais são:
Certificação LPIC 3 – Ambiente Misto (LPI 300) – requer conhecimento profundo em ambientes mistos;
Certificação LPIC 3 –Segurança (LPI 303) – certifica que você está apto para os procedimentos de segurança em nível máximo nas redes Linux;
Certificação LPIC 3 – Virtualização e Alta Disponibilidade (LPI 304) – é a certificação a sua capacidade para a virtualização de ambientes Linux e também de criar ambientes distribuídos de alta disponibilidade.
O mesmo que vale para a LPIC 2, em que há que ter sua certificação LPIC 1 para realizar ter a certificação válida, também é necessária que sua certificação LPIC 2 esteja válida para que você obtenha a certificação LPIC 3.
O padrão das provas da certificação LPIC 3 também são os mesmos da LPIC 2, com sessenta questões entre alternativas e dissertativas com tempo de até uma hora e meia para responder e sempre são em inglês.
É sabido que quem busca cada uma das certificações tem habilidades no manejo do ambiente Linux, dentro de cada um de seus aspectos.
O interessante em realizar um curso antes de realizar as provas para sua certificação é que estas formações permitem que você estude exatamente o que cai em cada prova e também a forma que costumam serem abordadas as questões sobre o Linux.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
certificacao, certificação linux, Linux, lpic