Virtualização de servidores com Xen!
O Xen Server permite virtualização. A virtualização está cada vez mais presente no dia a dia, pois permite usar diferentes sistemas operacionais em um único sistema. Assim, é possível otimizar o uso do hardware do computador ou testar os sistemas operacionais antes de realmente implantá-los.
Existem muitos aplicativos que permitem que os sistemas sejam virtualizados hoje. A particularidade do XenServer é que ele é Open Source com a maior parte das funcionalidades presentes em aplicativos que não são Open Source.
Em TI, chamamos de virtualização o conjunto de técnicas de hardware e / ou software que tornam possível executar em uma única máquina, vários sistemas operacionais e / ou vários aplicativos, separadamente outros, como se estivessem rodando em máquinas físicas distintas.
Xen é um software de virtualização de código aberto. Mais precisamente, é um hipervisor de máquinas virtual permitindo executar vários sistemas operacionais convidados (domU) gerenciados por um domínio de referência (dom0).
As funcionalidades da virtualização com Xen
Gerenciando vários servidores
Com o XenServer, os administradores gerenciam os vários servidores usando o XenServer do XenCenter, que possui uma interface fácil de usar. No entanto, essa interface só pode ser usada em um sistema com Windows.
Os servidores podem ser agrupados em um pool para facilitar o gerenciamento do servidor, otimizar o desempenho e proteger os servidores, bem como as máquinas virtuais.
Gestão baseada em funções
É possível atribuir funções a usuários do XenCenter para restringir seus direitos a determinados servidores ou pools para melhorar a segurança.
As notificações
O XenCenter nos informa constantemente sobre as atividades em andamento e nos alerta quando há erros. Esse é um recurso muito útil quando você encontra um problema e deseja corrigi-lo rapidamente.
Migração de máquina virtual em tempo real (VMs)
Migrar VMs e seus dados associados é muito fácil de fazer com o XenServer. Você só precisa ter um pool de servidores com VMs em cada um deles, selecionar a VM em questão e arrastá-la para outro servidor.
Alta disponibilidade
A alta disponibilidade consiste em reiniciar as máquinas virtuais no caso de um ou mais servidores serem desligados acidentalmente. As VMs configuradas para serem reiniciadas após encontrar um problema são reiniciadas em outro servidor pertencente ao mesmo pool do servidor que caiu. Esse recurso é muito interessante no caso em que as VMs são essenciais para a empresa.
Poços heterogêneos
Falamos sobre pools heterogêneos quando um pool tem servidores com processadores diferentes para cada um deles.
Sem um pool heterogêneo, é impossível ter dois ou mais servidores com um processador diferente. O que pode ser um problema se quisermos migrar. Mas se esse pool for heterogêneo, é possível ter vários servidores com processadores diferentes, desde que os processadores sejam compatíveis entre si.
Conclusão
O XenServer é um dos líderes quando se trata de virtualização de código aberto. Sabendo que cada vez mais empresas estão utilizando a virtualização porque permite reduzir custos e utilizar melhor os seus equipamentos, certamente vale a pena experimentar o XenServer.
A maioria dos sistemas operacionais são atualmente suportados, como Windows XP, 7, 8, 10 ou Windows Server 2012, Ubuntu e muitos mais.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
tecnologia, tecnologia da informação, virtualização com xen, vistualização, vistualização de servidores, Xen