dedos digitando nas teclas do teclado

Virtualização com Proxmox!

Como uma solução de código aberto para virtualização corporativa, Proxmox combina hipervisores KVM e contêineres Linux (LXC), além de armazenamento definido por software e características de rede em uma única plataforma de alto desempenho.

A virtualização é uma tecnologia que permite criar e executar uma ou mais representações virtuais de um computador ou de seus diversos recursos em uma única máquina física. Descubra tudo o que você precisa saber sobre esta tecnologia: definição, operação, vantagens.

Os requisitos de capacidade de armazenamento e espaço de armazenamento das empresas estão constantemente. Infelizmente, os servidores x86 são muito limitados para atender a essas necessidades. Na verdade, muitas associações implantam vários servidores e estão usando apenas uma fração de sua capacidade. O resultado é um uso ineficiente e caro. A virtualização é uma tecnologia que supera esse problema e muito mais.

Cluster de alta disponibilidade da Virtualização com Proxmox

Ao combinar duas tecnologias de virtualização, KVM e LXC, o Proxmox VE oferece excelente escalabilidade, alta disponibilidade e elimina pontos únicos de falha (SPOF) por meio de design multimestre.

Suas vantagens ao entrar no First Colo Proxmox VE Cluster

  • Consolidação de servidores e recursos computacionais

  • Disponibilidade e desempenho máximos

  • Opções de escala simples e versáteis

  • Custos de infraestrutura mais baixos

  • Flexibilidade por meio de APIs e GUIs convenientes

  • Configuração fácil com segurança confiável

Com a ajuda de serviços previamente integrados, como backup e restauração, firewall e replicação de armazenamento, o Proxmox VE reduz muito a complexidade da configuração de sua rede.

Crescimento de dados intransigente por meio de armazenamento definido por software

Seja armazenamento local, armazenamento compartilhado ou armazenamento distribuído, o modelo de armazenamento definido por software do Proxmox VE é muito flexível e oferece suporte a todas as tecnologias de armazenamento para Debian Linux em nível de bloco, nível de objeto e nível de arquivo.

As máquinas virtuais em armazenamento compartilhado (FC, ISCSI, NFS) podem ser migradas sem tempo de inatividade durante a operação. Os dados não precisam ser replicados imediatamente, uma vez que todos os nós do cluster sempre têm acesso direto à imagem de disco das máquinas virtuais. Isso acelera a migração substancialmente.

Em termos de armazenamento de objetos no Proxmox VE, usamos apenas o armazenamento Ceph com suporte nativo. Com as interfaces Ceph RBD e CephFS, o armazenamento é integrado diretamente nos nós do cluster e toda a administração é feita por meio de uma GUI intuitiva. Os dados são sempre armazenados em três partes e nosso cluster Ceph interno permite taxas de transferência de até 2 GB por segundo.

O Storage Replication Stack (ZFS) é provavelmente o tipo de armazenamento mais avançado quando se trata de réplicas de dados e instantâneos. Tanto as imagens da VM quanto os dados do contêiner sempre são disponíveis no ZFS no back end. O Storage Replication Stack aumenta a disponibilidade de dados obrigatórios para os negócios sem o uso de armazenamento compartilhado, enquanto minimiza a perda de dados por meio da replicação assíncrona e da funcionalidade de “backup instantâneo ao vivo”.

GUIA RÁPIDO DE COMANDOS DO VIM

Paulo Oliveira
Últimos posts por Paulo Oliveira (exibir todos)

proxmox, tecnologia, tecnologia da informação, virtualização, virtualização com proxmox


Paulo Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

LPI-TrainingPartner_SILVER

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions
Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 contato@incompany.escolalinux.com.br

Agencia de Crescimento