Programação com Python!
Você decidiu aprender programação com Python? Neste conteúdo, veja o que é uma linguagem de programação. Em seguida, daremos uma breve olhada na história do Python, para que você pelo menos saiba de onde vem essa linguagem!
Como funciona uma Programação com Python?
Python é uma linguagem poderosa, fácil de aprender e rica em possibilidades. A partir do momento em que a instalação em seu computador, você tem muitos recursos integrados à linguagem que exploraremos ao longo deste livro.
Além disso, é muito fácil estender as funcionalidades existentes, como veremos. Portanto, existem como chamadas bibliotecas que eliminam o desenvolvedor a trabalhar em projetos específicos. Diversas bibliotecas podem ser instaladas para, por exemplo, desenvolver interfaces gráficas em Python.
Concretamente, aqui está o que podemos fazer com Python:
-
programas pequenos e muito simples chamados scripts que fazem um trabalho muito específico no seu computador;
-
programas completos, como jogos, pacotes de escritório, software multimídia, clientes de e-mail, etc.
-
projetos muito complexos, como pacotes de software (conjunto de diversos softwares que podem funcionar em conjunto, utilizados principalmente no mundo profissional).
Recursos
Aqui estão alguns dos recursos que o Python e suas bibliotecas oferecem:
-
criar interfaces gráficas;
-
distribuir informações por meio de uma rede;
-
comunicar-se de forma avançada com seu sistema operacional;
-
… e assim por diante…
É claro que você não aprenderá a fazer tudo isso em questão de minutos. Mas este curso lhe dará uma base ampla o suficiente para desenvolver projetos que podem se tornar muito importantes depois disso.
Uma linguagem de programação interpretada
Sim, você terá que esperar um pouco mais porque ainda tenho duas ou três coisas para lhe explicar, e estou convencido de que é importante saber um mínimo desses detalhes que podem parecer impraticáveis no início.
Python é uma linguagem de programação interpretada , ou seja, as instruções que você envia a ele são "escritas" na linguagem de máquina à medida que são lidas. Outras linguagens (como C / C ++) são chamadas de “linguagens compiladas ” porque, antes de poder executá-las, um software especializado é responsável por transformar o código do programa em linguagem de máquina. Esta etapa é chamada de " compilação ". Cada vez que o código é modificado, uma etapa de compilação deve ser lembrada.
Vantagens
As vantagens de uma linguagem interpretada são simplicidade (você não passa por uma etapa de compilação antes de executar seu programa) e portabilidade (uma linguagem como Python deve funcionar no Windows, bem como no Linux ou Mac OS, e você não deve ter que fazer nenhuma alteração no código para alterná-lo de um sistema para outro). Isso não significa que as linguagens compiladas não sejam portáveis, longe disso! Mas você tem que usar compiladores diferentes e, de um sistema para outro, algumas instruções não são compatíveis, ou mesmo se comportam de forma diferente.
Por outro lado, uma linguagem compilada acabará sendo muito mais rápida do que uma linguagem interpretada (traduzir seu programa em tempo real torna a execução mais lenta), embora essa diferença tenda a ser cada vez menos perceptível conforme as melhorias são feitas. Além disso, você precisará instalar o Python no sistema operacional que está usando para que o computador possa entender seu código.
Diferentes versões de Python
Durante a criação da Python Software Foundation em 2001, e durante os anos que se seguiram, a linguagem Python passou por uma série de versões que incluímos sob o nome de Python 2.x (2.3, 2.5, 2.6…). Desde 13 de fevereiro de 2009, a versão 3.0.1 está disponível. Esta versão quebra a compatibilidade com versões anteriores que prevalecia nas últimas versões.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
como programar com python, programação, programação com python, python, tecnologia, tecnologia da informação