Melhore sua comunicação com Asterisk!
O Asterisk da Digium é uma ferramenta de comunicação de código aberto que oferece soluções de comunicação de voz e vídeo para pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo. O software está disponível gratuitamente e pode se conectar perfeitamente a sistemas de comunicação e redes VoIP existentes. O Asterisk inclui muitos componentes predefinidos capazes de lidar com comunicações simples ou complexas de voz, vídeo e escrita.
As soluções de telefonia Asterisk fornece funcionalidade clássica de PBX e funcionalidade avançada, como gravação de chamadas, encaminhamento de chamadas, monitoramento de chamadas, chamadas em espera, bloqueio de identidade de chamadas, listas negras, autenticação e pontes de conferência.
Recursos do Asterisk
Outros recursos oferecidos pelo Asterisk incluem mensagem SMS, link, transcodificação, conversão de texto em fala, servidor de voz interativo, lógica de extensão flexível e busca por viva-voz. O software é escalável, permite a integração de instalações fisicamente separadas e oferece um plano de numeração unificado para vários escritórios remotos. Esta ferramenta segue protocolos VoIP, como UNIStim, Google Talk, IAX,
O Asterisk apresenta um design modular que inclui vários componentes que podem ser combinados para criar soluções de comunicação unificada, incluindo gateways VoIP, sistemas de telefone, servidores de correio de voz, pontes de conferência e servidores IVR. Mais de 1.000 empresas em 170 países usam os sistemas de telefone da Digium, incluindo Yahoo, Universidade da Pensilvânia, Google, Exército dos EUA, eBay e muitas empresas da Fortune 1.000.
Como funciona?
Dadas as vantagens oferecidas pelo VoIP, é assim que nos equipamos com uma infraestrutura de telefonia baseada nas soluções open source Asterisk da Digium, a editora por trás do projeto. Este pacote de software permite que você transforme um PC Linux em um verdadeiro PABX empresarial.
O Asterisk é de uso gratuito e pode ser montado em um servidor virtual, ajudando a "minimizar custos" com hardware. Dessa forma, podemos reduzir os custos de comunicação e também simplificar a manutenção da rede, que passa de dois (telefonia e dados) para um (dados).
O Asterisk é um sistema flexível graças à sua estrutura interna composta por quatro APIs (Application Programming Interface) específicas em torno do “sistema núcleo central”. Este trata as conexões internas do PABX desconsiderando protocolos, codecs, interfaces telefônicas e aplicativos (daí a possibilidade de usar qualquer hardware e qualquer tecnologia).
O Asterisk atua como um middleware (middleware) entre tecnologias de telefonia e aplicativos (conferência, correio de voz, IVR).
O coração contém 5 motores, cada um com uma função essencial e crítica nas operações:
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PBX switching (PBX Switching Core): função primária, comuta chamadas de forma transparente;
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Lançador de aplicativos (lançador de aplicativos) : inicia aplicativos que executam serviços para usuários;
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Codec Translator: codifica e decodifica a voz, vários codecs são usados para encontrar o equilíbrio entre qualidade de áudio e uso de largura de banda;
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Scheduler e I / O Manager: programa em baixo nível e gerencia I / O para um desempenho ideal;
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Carregador de módulo dinâmico: carrega os drivers (ao executar o Asterisk pela primeira vez, ele inicializa os drivers e faz o link com as APIs apropriadas). Depois que os drivers são carregados (DML), as chamadas começam a ser aceitas (PBXSC) e redirecionadas ao tocar os telefones (AL).
A abstração do material e do protocolo passa pelo uso de 4 APIs:
1. A API do Asterisk Channel
Esta API gerencia o tipo de conexão na qual um chamador chega, seja uma conexão VoIP, um ISDN ou outra tecnologia.
2. A API do aplicativo (Asterisk Application API)
Ele permite que diferentes módulos de tarefas sejam iniciados para executar várias funções. Comunicação, audioconferência, correio de voz e qualquer outra tarefa que um sistema PBX padrão executa atualmente, são implementados por este módulo.
3. A API Codec Translator
Carrega módulos de codec para oferecer suporte a vários formatos de codificação e decodificação de áudio, como GSM, Mu-Law, A-Law e até mesmo MP3.
4. A API Asterisk File Format
Ele permite a leitura e gravação de vários formatos de arquivo para armazenamento de dados no sistema de arquivos.
Ao usar essas APIs, o Asterisk atinge uma abstração completa entre essas funções centrais do servidor PBX e as várias tecnologias existentes (ou em desenvolvimento) no campo da telefonia.
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