Gerencie sua rede com o Samba
O Samba é um software que permite integrar sistemas operacionais diversos de forma simples. Veja aqui como gerenciar sua rede com ele.
Não raro ocorrem, principalmente no âmbito empresarial, em que usuários com sistemas operacionais diversos buscam compartilhar documentos e acesso de sistemas de armazenamento centrais. Essa tarefa pode ser facilitada pelo uso do Samba, um software que torna sistemas compatíveis diversos.
Continue lendo para entender como esse programa pode garantir a conectividade entre usuários diversos que trabalham conjuntamente e dados de acesso aos mesmos dados e também auxiliar no gerenciamento de sua rede.
Veja como integrar ferramentas Linux a uma rede Windows
O Samba costuma ser conhecido como um “software servidor” e isso se deve às suas características de funcionamento. Uma delas está na possibilidade de tornar um sistema Linux compatível com uma rede formada por computadores e servidores do sistema Windows.
A outra característica essencial do software servidor é que ele permite o compartilhamento e gerenciamento da rede à qual ele se integra.
Aliás, cabe ressaltar que não são apenas os computadores e sistemas Linux que podem fazer uso do Samba, mas também qualquer outro sistema baseado em Unix.
Portanto, essa é uma ferramenta que possibilita a integração entre sistemas diferenciados sem efeito à obtenção dos dados acessados pelos usuários, que podem-los iniciar com o uso desse tipo de software.
Compartilhamento de arquivos com o Samba: Entenda como vantagens
Os sistemas Windows utilizam o NetBIOS para realizar o compartilhamento de arquivos em rede. Por outro lado, aqueles do tipo Unix adotam o NFS. Essas duas ferramentas de compartilhamento, portanto, são incompatíveis.
Nesse viés, considere a realização de home Office por um ou vários colaboradores com o uso de computador próprio que faça uso do sistema Linux, enquanto o servidor de rede que possui os dados necessários para o trabalho é do tipo Windows.
O problema entre a incompatibilidade de comunicação para obtenção de dados entre os sistemas pode ser contornado pelo uso o Samba para gerenciar sua rede. Dessa maneira torna-se possível a manutenção de cada sistema e a continuidade das atividades, eis que os dados precisos para o trabalho se tornam disponíveis.
Dentre as vantagens de utilizar o Samba para compartilhamento e gerência de dados estão:
-
Agilidade de captação de dados entre sistemas diversos;
-
Evitar gastos com a troca dos sistemas de um ou mais computadores para que se tornem compatíveis com o servidor;
-
Possibilidade de trabalho remoto sem prejuízo às atividades e à obtenção de dados necessários ao labor;
-
Compartilhar arquivos, impressoras e mesmo o acesso aos recursos de rede, permitindo a gestão das informações e controle de uso;
-
Evitar que equipamentos se tornem obsoletos ou inúteis em razão do seu tipo de sistema.
Ou seja, são diversas as vantagens que ressaltam a importância do uso do Samba para compartilhar e gerir dados utilizados pela sua empresa e pela equipe de TI.
Portanto, em caso de dificuldade gerada pela necessidade de compartilhar arquivos e dados entre sistemas Linux e Windows esse software se ilustra como o mais vantajoso e prático para empresas diversas.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
como programar com python, programação, programação com python, python, tecnologia, tecnologia da informação