Trabalhe de maneira facilitada com containers!
Os containers são compartimentos que funcionam como se fossem gavetas que ficam rodando acima do seu sistema operacional, isto é sabido por grande parte dos profissionais de TI.
Mas, muitas vezes, há quedas destes containers e neste momento que entra o kubernetes, quando este processo fica mais complexo.
Através dos kubernetes e seu desenvolvimento através de devops todo o trabalho com containers pode ser simplificado, otimizando custos, mão-de-obra e a necessidade de hardwares de grande porte.
Então, aqui vamos entender o que são os kubernetes e como eles são operados por meio de devops.
O que são os kubernetes?
O kubernetes é um software de código aberto que controla a forma e o lugar onde estes containers são executados e normalmente é utilizado para gerenciar ou enviar aplicações para a nuvem e para a implantação e gerenciamento de aplicações em microsserviços.
Com os procedimentos realizados no Kubernetes, o sistema tem mais flexibilidade para apagar ou criar novos containers e as unidades que se formam podem ser escalonadas de forma que otimize o trabalho de sua empresa, estes códigos são particulares do Kubernetes.
Ou seja, o Kubernetes possibilita a implementação em containers de forma:
- Escalonável;
- Extensível;
- Sem espaço físico ampliado;
- Com menor número de pessoas nos recursos humanos.
Para que o gerenciamento de containers seja feito de forma efetiva com a eliminação das tarefas que em alguns sistemas são feitas manualmente é importante trabalhar com o kubernetes, na implantação de aplicações, softwares e outras programações no ambiente da empresa com o suporte dos chamados devops.
O que são os devops?
A implantação no Kubernetes depende da criação de DevOps (do inglês Development – desenvolvimento e Operations – operações) que gerenciam e acionam as atividades de construção, entrega e implantação de maneira integrada.
Basicamente são seis DevOps que possibilitam um intercâmbio de informações entre a área de desenvolvimento e a área de implantação em TI.
- IDE Container Support;
- Source code repository;
- Registry Supporting Helm;
- CI/CD;
- Monitoring;
- Microservice debugging.
Ao por uma aplicação em teste, por exemplo, o comando (Source Code) vai realizando o teste para a entrega desta aplicação, simultaneamente o comando DevOps para monitoramento vai testando acesso, ou seja, todos os processos se integram e vão sendo realizados ao mesmo tempo, agilizando o processo de implementação.
O CI/CD é um dos comandos mais importantes se podemos dizer que há um mais importante que outro, é que através deste comando é que o DevOps responsável por criar novos pods no seu Kubernetes, sempre ficando dentro de um mesmo cluster.
Porque é uma excelente escolha trabalhar com kubernetes com devops?
Aliando o Kubertenes através de DevOps você deve ter notado, por estes breves exemplos, que a diminuição do tempo do processo é substancial.
Pode ser necessário formar a equipe de TI de sua empresa para que estes procedimentos estejam alinhados com suas necessidades, mesmo com isto parecendo envolver um custo maior, a realidade não é esta.
O que normalmente acontece é que o custo de formação é diluído muito rapidamente, isto se dá porque o aumento produtivo do setor de TI operando com Kubernetes através de DevOps tem as tarefas executadas com mais precisão e agilidade, podendo ampliar o número de procedimentos que a equipe de TI execute.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020
containers, devops, kubernetes