Monte e administre seu Big Data com o Elastic!
Uma das ferramentas que possibilita o manejo de grandes volumes de dados e como motor de busca para administrar seu Big Data é o Elastic Search.
Milhares de empresas tem usado o Elastic Search, sendo uma grande tendência no mercado, isto se dá porque outros softwares para Big Data com capacidade similar de armazenamento e velocidade de processamento dos dados são pagos.
Com seu código-fonte escrito principalmente em linguagem Java, o Elastic possibilita através de seus relatórios a tomada de decisões, otimizando este grande volume de dados.
Vamos entender o que diferencia o Big Data com Elastic de outras ferramentas.
Administrando seu Big Data com Elastic
Basicamente, o Elastic realiza o Big Data operando desde unidades menores até chegar a dados completos para a análise destes, basicamente, a separação que compõe a operação do Big Data no Elastic é a seguinte:
- Document: é o objeto com dados que será indexado para a análise e realização do seu Big Data, ou seja, a menor das divisões dentro de um dos servidores de sua empresa, é a matriz para as composições dos types e shards;
- Type: é a definição utilizada para que os “document” sejam agrupados de diferentes formas, ou seja, como serão agrupados e analisados;
- Shards: para otimizar a análise estes documentos , cada grupo de types recebe determinados comandos para a análise;
- Index: são grupos de documentos para a consolidação dos dados e que possibilita gerar diferentes relatórios analíticos;
- Node: é a nomenclatura utilizada para cada um dos servidores que compõem o cluster de sua empresa;
- Cluster: é o conjunto de servidores que armazenam todos os dados e realizam as análises gerando os relatórios que irão contribuir para a tomada de decisão em sua empresa.
A configuração de que documentos compõe cada index, podendo ser para separados por clientes em caso de empresas prestadoras de serviços ou departamentos em uma empresa, além de outros agrupamentos que possam ser necessários para o gerenciamento de dados e a realização do Big Data com o Elastic.
Vantagens de fazer seu Big Data com Elastic
A alta perfomance do Big Data com Elastic se dá porque seu índex é invertido, ou seja, para cada palavra, por exemplo, o Elastic a busca em cada um dos documentos, separando termos que apareçam em um ou outro documento.
Isto possibilita que o Elastic realize seu Big Data com:
- Alta escalibilidade;
- Tempo muito próximo do tempo real;
- Indexação de documentos por importância para que o usuário o visualize;
- Busca com geolocalização;
- E, baixo custo.
O baixo custo em realizar o seu Big Data com Elastic, é que além dele ser gratuito, por trabalhar em Cluster não é necessária a aquisição de servidores grandes, que custam mais caro.
Em um primeiro momento para que a sua empresa tenha a coleta de dados e gere um Big Data mais eficiente com o Elastic é interessante que sua equipe para por um processo formativo.
Com seu Big Data bem “desenhado” estes custos de formação tendem a ser rapidamente diluídos, já que o Elastic tornará suas informações em dados concisos para a tomada de decisões e consequentemente reduções de custos e ampliação de lucratividade.
- Melhore sua comunicação com Asterisk! - 09/09/2020
- Virtualização com Proxmox! - 09/09/2020
- Virtualização de servidores com Xen! - 08/09/2020